.
VOTE ABAIXO
blog andre sento se. Informar é o Nosso Dever, Comunicar é o Nosso Lema!

quinta-feira, 18 de julho de 2013

prefetura implanta o programa saude na escola

O Governo Fazendo Mais Por Você, através das Secretarias de Educação e Saúde do município, vê na prevenção o grande diferencial para a saúde publica, como aconteceu com outros programas, o Governo Municipal não mede esforços para conseguir levar esses benefícios aos quatro cantos do nosso Município de Sento Sé, destacou o secretário municipal da saúde João Batista.

A saúde na Escola o PSE é mais um programa que o município abraça realizando os trabalhos com sucesso, declarou a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Flávia Alencar.

O Programa Saúde na Escola constitui uma política para integração e articulação intersetorial permanente entre educação e saúde, voltada para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. Os Objetivos do PSE é promover a prevenção de agravos a saúde como fortalecer as redes publicas de saúde e de educação; Contribuir para a constituição de condições para a formação integral dos educandos; Fortalecer o enfrentamento das vulnerabilidade no campo da saúde, que possam comprometer o pleno desenvolvimento escolar, entre outras, algumas atividades fazem parte do PSE Incluídas no projeto Pedagógico da Escola:

Palestra com profissionais da saúde; Visitas às famílias; Atividades culturais e artísticas; Grupo de estudo intersetorial; Oficinas pedagógicas, etc.

A Coordenadora  Flávia Alencar disse que a campanha de combate a Hanseníase, geometrize/  verminose e intitulou como sendo a “Semana da Mancha” com a Especialista em dermatologia, Doutora Katia Souza contratada pela Prefeitura Municipal para diagnósticos, encaminhamentos e   a classificação de manchas em crianças  de 5 a 14 anos, distribuição do medicamento uma vez que Sento Sé é uma cidade histórica em casos de hanseníase, muitos casos já diagnosticados, é  curável basta o paciente aderir ao tratamento.comentou.

Segundo a coordenadora a parceria com a Secretaria de Educação é de fundamental importância, conta com a ajuda dos Diretores das escolas, coordenadores pedagógicos e Secretária da educação. As principais causas de verminose entre outras: higiene individual, cuidados com o corpo, saneamento básicos, banheiros, etc.
Até o mês de agosto deverá ser concluído o diagnóstico em todo o município. Professores e agentes comunitários de saúde, a médica será deslocada para atendimento no interior.

Pais e pessoas responsáveis por menores assinam a Declaração de consentimento tanto para a consulta,  diagnóstico e uso do medicamento distribuído.

O professor Adilson Antunes, representando a Secretaria Municipal da Educação, disse que a campanha é muito importante e que os setores da saúde e educação irão estreitar os laços cada vez mais nesse sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

blog andre sento sé