.
VOTE ABAIXO
blog andre sento se. Informar é o Nosso Dever, Comunicar é o Nosso Lema!

domingo, 3 de novembro de 2013



Em entrevista ao programa Frente a Frente, ancorado pelo blogueiro, Magno Martins, no inicio do último mês de Setembro/2013, retransmitido em Petrolina pela Rádio Ponte FM 91.5, o engenheiro e ex-diretor do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), José Artur Padilha, ao falar sobre o processo de desassoreamento da Barragem de Brotas, um erro, segundo ele, disse que “o maior drama para o Nordeste seria o assoreamento do Lago de Sobradinho, que hoje funciona como pulmão equilibrador das reservas hídricas da região”.
O engenheiro enviou, ao blogueiro, imagens aéreas que comprovam que o processo de assoreamento já foi iniciado. José Artur Padilha ressaltou, ainda, a gravidade dessa ação, pois, segundo ele, o Lago de Sobradinho, hoje, é responsável por grande parte do abastecimento hídrico dos reservatórios pernambucanos.
SENTO SÉ AGORA:
Segundo define o Wikipédia - Assoreamento é a obstrução, por sedimentos, areia ou detritos quaisquer, de um estuário, rio, baía, lago ou canal. No Brasil é uma das causas de morte de rios, segundo Jorge Paes, devido à redução de profundidade, que provoca a Desertificação.
O trecho navegável entre as cidades de Sento Sé e Remanso, apresenta hoje, 02/11/2013, quase que inavegável. É comum as barcas encalharem, ou seja: Tocar o fundo do lago e cessar de flutuar livremente, especialmente no antigo cais da antiga cidade de Remanso. Em Sento Sé, é visível o assoreamento  até mesmo de uma pequena altura.
A transposição completa a preocupação das populações localizadas á borda do Lago de Sobradinho. Na verdade, poder-se-ia terem desenvolvidos projetos de ampliação das reservas de água de forma natural, disse o engenheiro.
NOSSO PONTO DE VISTA:
Há um ditado popular que diz: É melhor prevenir do que remediar: Algo precisa ser feito urgentemente. Não podemos ficar apenas na condição de espectador vendo as coisas acontecerem.  Apêlo às autoridades de todos os municípios localizados às margens do Rio São Francisco( Prefeitos, Vereadores, Deputados (Estaduais e Federais), Senadores, governadores, Presidencia da Republica, Organizações não Governamentais, Igrejas, Sociedade civil organizada, Ministérios, entre outros, para uma mobilização urgente e concreta para uma ação urgentíssima, antes que seja tarde.
A continuar com o agravamento do assoreamento, os projetos de transposição, barragens que foram construídas, outras em construção, todos perderão os seus objetivos com a escassez de água no Rio São Francisco.
È apenas um alerta! Ainda não é desespero.
Diz a bíblia. (TRABALHAI ENQUANTO É DIA...A NOITE VEM QUANDO NINGUÉM PODE TRABALHAR. 
Veja as fotos no alto e médio São Francisco  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

blog andre sento sé