.
VOTE ABAIXO
blog andre sento se. Informar é o Nosso Dever, Comunicar é o Nosso Lema!

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Sento Sé: Projeto de irrigação de Itapera está se erguendo‏

O projeto de irrigação de Itapera, que foi implantado na década de 80, através de uma luta dos trabalhadores organizados, com aproximadamente 1.000 hectares, com o apoio da CAR, teve seus momentos de alegria e de tristeza, alegria quando tudo ia bem produzindo muito e gerando muitos empregos e renda e de tristeza quando aconteceram problemas que chegou até inviabilizar a produção, com os fenômenos da seca do lago de Sobradinho, deixando toda plantação sem água e sem condições de continuar as atividades agrícolas, por conta da distancia pra capitar água, alem de outros problemas que aconteceram ao longo de sua existência. 

A partir do ano passado um grupo de trabalhadores inconformados com a situação, resolveram buscar ajuda e parceria da iniciativa privada e da CODEVASF onde começaram a produzir novamente e reerguer aos poucos o projeto. Hoje o projeto ja esta produzindo muitas variedades de culturas com bom resultado conforme pode ser visto nas fotos. Mamona, mandioca, batata doce, repolho, abobora, pimenta, pimentão, cebola, alface, quento, cenoura, feijão de arranca e de corda, milho, maracujá e tomate. Ainda montaram uma fabrica pra industrializar a mandioca e transformar em farinha. 

Esta é uma grande prova de que o nordeste tem jeito, se o homem do campo tiver terra, água, assistência técnica e financeira e estrada é capaz de produzir, gerar emprego e renda e transformar esta região em um grande polo de desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

blog andre sento sé