.
VOTE ABAIXO
blog andre sento se. Informar é o Nosso Dever, Comunicar é o Nosso Lema!

sexta-feira, 31 de maio de 2013

31/05
SEXTA-FEIRA
VARIADAS ÀS 10:00
ÍNDIOS VOLTAM A OCUPAR A SEDE DA FUNASA EM JUAZEIRO

Índios da tribo Atikun ocuparam na noite desta quinta-feira (30), feriado de Corpus Christi, o prédio da Fundação Nacional de Saúde em Juazeiro, protestando com o que consideração falta de atenção por parte do governo federal. Funcionários da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) chegaram para trabalhar nesta sexta-feira (31) e foram impedidos de ter acesso ao prédio.
A cacique da tribo Atkun Bahia, que fica a sete quilômetros de Curaçá, Djanira Jovelina Diniz Silva, disse ao Blog que “as famílias indígenas não estão nada satisfeitas com a posição do governo federal que trata a Atkun Bahia com descaso, falta de respeito. Nós não aceitamos a mudança da enfermeira sem que a gente seja consultada e só vamos conversar ou negociar com representante da Funasa de Salvador”.
Os manifestantes dizem que só vão desocupar o prédio depois que receberem a visita de representantes da Funasa ou da Secretaria do Índio. “Inclusive, Geraldo, só para confirmar esse descaso tem uma casa alugada pela Secretaria do Índio para dar sustentação às diversas tribos no bairro Santo Antonio, mas não funciona. Tá lá o prédio alugado e apenas um vigia sem nenhuma estrutura. É assim que o governo age como se a tribo Atkun fosse papel higiênio (descartável)”, protestou Djanira.
A cacique informou ainda que cerca de cinqüenta e três pessoas estão ocupando o prédio da Funasa, mas esse número pode duplicar, tendo em vista, que ainda hoje mais duas vans devem trazer novas famílias oriundas da tribo Atkun.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

blog andre sento sé