VOTE ABAIXO
blog andre sento se. Informar é o Nosso Dever, Comunicar é o Nosso Lema!

sexta-feira, 28 de março de 2014

PRIMEIRA FÁBRICA DE CEBOLA DO NORDESTE UMA DAS OBRAS INACABADAS DE JAQUES WAGNER EM SENTO SÉ

O município de Sento Sé, a 207 quilômetros de Juazeiro, deverá se tornar em apenas dois anos, a capital mundial da cebola. O esforço é da Secretaria da Agricultura Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) que tem buscado alternativas para fortalecer toda a cadeia produtiva e potencializar a produção, que já é referência no estado e chega a 200 mil toneladas ao ano, numa área de 1,2 mil hectares. A localidade foi escolhida para sediar a primeira fábrica do nordeste de cebola,voltada à produção de pasta triturada e embalada em potes plásticos.
O anúncio foi feito pelo secretário Estadual da Agricultura, Roberto Muniz, durante visita ao município ontem (16/07/2009) e deverá ficar pronto até o final do ano.
Na oportunidade, também foi criada uma nova cooperativa de cebolas e distribuídos os 310 caprinos para 60 famílias de 10 comunidades, beneficiadas pelo projeto de melhoramento genético, que está inserido no Programa Sertão Produtivo da Seagri.
“É preciso fortalecer a cadeia como um todo. Além de ofertar a cebola in natura, vamos industrializá-la, agregando valor à produção e garantido um aumento na renda do produtor. Vamos trabalhar para buscar mais investimentos para o município e o Banco do Brasil é um importante parceiro. Também é preciso garantir o escoamento dessa produção, com a recuperação de estradas”, declarou Muniz. A produção hoje é escoada de forma indireta, via atravessadores, para o mercado interno e estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Também será viabilizado pela Seagri, através da Bahia Pesca, a ampliação do sistema de produção de tilápias, do projeto Tapera, no município.
Fonte: Ascom Seagri/BA
Publicação: www.paginarural.com.br/

A tal Fábrica de beneficiamento da cebola, de acordo com a noticia, seria a primeira do Nordeste e levaria o município de Sento Sé, à condição de Capital Mundial da Cebola em apenas dois anos. Outra. O até então Secretário Roberto Muniz disse que para garantir o escoamento dessa produção, seria com a recuperação da estrada (diga-se: BA 210 Sento Sé / Sobradinho.
Em 2010, por ocasião das eleições municipais, o também até então Secretário da Agricultura – Eduardo Sales, reforçou toda essa idéia, visitou a construção da “fabrica”, fizeram festa, fogos de artificio, almoço correligionários e não passou daí.
Hoje o que se vê é um prédio abandonado, o mato tomando conta, vidro da porta quebrado e já sendo depredado.
RESUMO: