.
VOTE ABAIXO
blog andre sento se. Informar é o Nosso Dever, Comunicar é o Nosso Lema!

domingo, 9 de junho de 2013

09/06
DOMINGO
POLÍTICA ÀS 07:00
CODEVASF PARTICIPA DE MISSÃO INTERNACIONAL    

Promover a transferência para o Brasil de técnicas que fazem de Israel um dos líderes mundiais em produtividade e cultivo em condições extremas é um dos objetivos da missão do governo brasileiro que estará nesse país até o dia 13 de junho. A tilápia criada em Israel, por exemplo, engorda mais rápido e tem mais filé que a criada no Brasil. Os diretores da Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas, José Augusto de Carvalho e da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação, José Solon de Oliveira , ambos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) integram a missão coordenada pelo ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella. Também fazem parte do grupo empresários e técnicos.
Dados da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO/ONU) mostram que a pesca é essencial para a sobrevivência e a segurança alimentar de cerca de 200 milhões de pessoas em todo o mundo. Uma em cada cinco pessoas depende do peixe como principal fonte de proteína. Ao mesmo tempo, ainda segundo a FAO, 80% das espécies de peixes do mundo já foram exploradas ao máximo ou estão se esgotando. A aquicultura é apontada como alternativa para a sobrepesca - e um dos maiores potenciais do mundo para o cultivo de peixes está no Brasil. O país tem condições, com o aproveitamento de apenas 0,5% da lâmina de água de lagos e reservatórios, de produzir mais de 20 milhões de toneladas de pescado por ano, segundo levantamento do Ministério da Pesca e Aqüicultura (MPA). A produção atual é de cerca de 500 mil toneladas, e um dos grandes desafios está na tecnologia de produção.
Na programação da viagem está, já neste domingo (09), uma visita ao Centro de Alta Tecnologia em Produção de Algas Marinhas, que trabalha com a produção de vacinas para peixes, em Rehovot. Na segunda-feira, a comitiva estará no Kibutz Maoz Haim, no Vale de Beit-Shean, para conhecer uma fazenda de criação de trutas e de esturjão destinado à produção de caviar. Na terça-feira serão visitados projetos de cultivo marinho. A comitiva conhecerá a produção em gaiolas no mar mediterrâneo. O dia seguinte está reservado para uma visita à Estação de Pesquisa em Aquicultura “Dor”, no Moshav Dor e para conhecer o “Dagon”, Centro de Criação de Peixes, no Kibutz Maagan Michael. A missão acontece a convite do ministro da Agricultura e do Desenvolvimento Rural de Israel, Yair Shamir.
Ascom Codevasf Foto José Luiz de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

blog andre sento sé